Disciplina Curricular

Genética Humana GH

Curso Livre em Regime Livre - 1_Regime Livre

Contextos

Grupo: 1_Regime Livre > Ciclo Único

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final o estudante deverá ser capazes: - Discutir a aplicação da Genética Humana no diagnóstico, investigação, aconselhamento e terapia da doença genética. - Identificar as múltiplas aplicações da citogenética, incluindo a molecular. - Explicar os princípios de análise de linkage e mapeamento genético. - Avaliar as evidências de linkage e deduzir mapas de linkage. - Explicar as técnicas usadas para clonagem e caracterizar genes envolvidos em doenças, e exemplos. - Discutir os princípios do Projeto do Genoma Humano. - Utilizar a Internet na análise do genoma e compreender como podem ser usados os dados gerados pelo Projecto do Genoma Humano. - Discutir como surgem as mutações, o seu efeito no fenótipo, e as metodologias disponíveis para detectar mutações. - Discutir como a genética pode ser aplicada na identificação individual e análise de parentesco. - Explicar as técnicas usadas para a caracterização e análise de características complexas, e exemplos.

Programa

I: Introdução
Projecto do Genoma Humano, genética e sociedade Célula, mitose e meiose Estrutura cromossómica, cariótipo humano, estrutura e função do DNA Leis de Mendel, linkage e linkage imbalance e mtDNA
II: O genoma humano Variabilidade genética humana Genética das populações Mapeamentos genético e físico do genoma Sequências, estrutura dos cromossomas e anormalias
III: Patologia genética humana Bases genéticas da doença Aconselhamento genético Doenças genéticas complexas Patologia dos cromossomas sexuais Imprinting genómico Instabilidade de STRs
IV: Perspetivas futuras Farmacogenómica, terapia genica, genética comportamental, células estaminais em terapêutica Conteúdo das aulas laboratoriais: Extração de DNA do epitélio bucal e sangue; PCR; RFLA; análise, purificação e quantificação de produtos da PCR; eletroforese de hemoglobinas e de gDNA; drepanocitose e RFLA; SSCA; problemas práticos laboratoriais; citogenética; bioinformática.

Métodos de ensino e avaliação

Aulas teóricas de exposição, discussão de temas em formato de seminário.
Aulas baboratoriais de execução de protocolos.
Método de avaliação: Exame intercalar (25%); Exame final (50%) e Avaliação laboratorial (25%).
A Avaliação laboratorial consiste em: Exame intercalar (20%);Exame final (50%); Participação (15%) e Pontualidade (15%)

Disciplinas Execução

2024/2025 - 1.º Semestre

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2016/2017 - 1 Semestre