Disciplina Curricular

Neurofarmacologia Neu

Curso Livre em Regime Livre - 1_Regime Livre

Contextos

Grupo: 1_Regime Livre > Ciclo Único

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que o aluno compreenda os processos fundamentais da comunicação neuronal a nível celular e molecular para que identifique os alvos terapêuticos importantes na correção de disfunções do funcionamento do sistema nervoso de uma forma integrada com as várias áreas disciplinares.
É, por isso, objetivo desta área disciplinar – Neurociências Básicas e Neurofarmacologia - dotar os estudantes de conhecimentos sólidos sobre:
1) fundamentos da excitabilidade neuronal;
2) principais neurotransmissores e seus recetores;
3) mecanismos de ação dos fármacos que atuam sobre disfunções do sistema nervoso;
4) estratégias terapêuticas em desenvolvimento.

Programa

-Fundamentos da Comunicação Neuronal e principais alvos farmacológicos -Neurotransmissão e Neurotransmissores -Papel da glia na comunicação neuronal: novos alvos para intervenção farmacológica -Aspectos farmacológicos relativos às substâncias de abuso -Antiepiléticos -Fatores Neurotróficos, neuroprotecção e doenças neurodegenerativas -Correção farmacológica de disfunção em doenças Neurológicas: Ferramentas atuais e perspectivas futuras - Farmacoterapia das pscicoses, mania, depressão e ansiedade - Regulação farmacológica do humor -Dor: modulação farmacológica central -Anestésicos locais, gerais e relaxantes musculares de uso em anestesia -Neurofarmacologia do alcoolismo e toxicodependência -Antiepilépticos -Intervenção Farmacológica em Doenças Neurodegenerativas -Psicofármacos -Antinociceptivos e anestésicos gerais

Métodos de ensino e avaliação

O ensino de neurofarmacologia está alicerçado em aulas teóricas (T), teórico-práticas (TP) e atividades integradas e transversais. As aulas T decorrem ficam os fundamentos da comunicação neuronal e mecanismos de acção dos diversos fármacos Nas aulas TP, os alunos, em pequenos grupos (15-20 alunos por turma, subdivididos em 6 grupos por turma), têm a oportunidade de apresentar e discutir casos práticos ilustrativos dos temas das aulas T. As atividades integradas e transversais incluem aulas T partilhadas entre várias áreas disciplinares e um minicongresso de Neurociências (MCN). Neste MCN, os alunos, em pequenos grupos, fazem a apresentação de um tema, tratado de uma forma integrada e em relação com conteúdos lecionados em várias aulas. A avaliação é composta por exame final (55%), por avaliação continua nas aulas TP (40%) e por a avaliação do desempenho dos alunos no MCN (5%).

Disciplinas Execução

2022/2023 - 2.º Semestre

2021/2022 - 2.º semestre

2020/2021 - 2.º semestre

2019/2020 - 2 Semestre

2018/2019 - 2 Semestre

2017/2018 - 2 Semestre