Disciplina Curricular
Biologia Molecular BMol
Curso Livre em Regime Livre - 1_Regime Livre
Contextos
Grupo: 1_Regime Livre > Ciclo Único
Período:
Grupo: 1_Regime Livre > Ciclo Único
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolvimento de competências e conhecimentos sobre a Biologia Molecular enquanto ciência experimental que estuda o funcionamento da vida e da célula ao nível molecular, com particular ênfase nos processos de expressão, manutenção e transmissão da informação genética e sua manipulação experimental e aplicada. Os conteúdos abordados dão ênfase ao ser humano, suas patologias e novos desenvolvimentos diagnósticos e terapêuticos como tema de interesse principal, não descurando o estudo de modelos biológicos relevantes para o desenvolvimento da área. Compreensão da relevância da Biologia Molecular na sociedade actual e das implicações sociais e éticas das aplicações derivadas desta ciência, em particular na vertente das aplicações biomédicas.
Desenvolvimento de compreensão do método experimental e do processo de desenvolvimento científico e das suas aplicações, curiosidade científica, espírito crítico, capacidade de pesquisa, trabalho em equipa, integração e síntese de informação.
Programa
Origens e aplicações da Biologia Molecular. Bases da expressão génica. Tradução. Mecanismos e regulação da transcrição. Processamento de RNA. DNA e cromatina. Organização dos genomas. Cromossomas e genoma mitocôndrial. Elementos móveis e recombinação. Mutações, mecanismos de correcção do erro, variabilidade genética e evolução. Bases moleculares da variabilidade individual. Polimorfismos e suscetibilidade a doença e terapêutica. Doenças hereditárias e doenças genéticas – bases moleculares. O cancro como doença genética. Imprinting e epigenética. A Biologia Molecular em Medicina e desenvolvimento de novas terapias. Tecnologia do DNA recombinante e Biologia sintética. O genoma humano e a era das ‘ómicas’. Perfis genómicos e transcriptómicos individuais: prognóstico e personalização de terapêuticas. Alvos terapêuticos e medicamentos com design. Conceitos em terapia génica. Interferência de RNA.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino estrutura-se em torno de aulas teóricas expositivas e aulas teórico-práticas de aplicação de conceitos e investigação. Os alunos são envolvidos no processo de ensino/aprendizagem através de trabalhos apresentados ao longo do semestre envolvendo: a) resolução de problemas referentes a aplicações da Biologia Molecular à Saúde; b) exploração de um caso de estudo como em modo de "aprendizagem baseada em problemas". A implementação destas actividades é apoiada pela utilização de e-learning. Avaliação contínua obrigatória dos trabalhos desenvolvidos semanalmente nas aulas teórico-práticas (com ponderação de 80%) e da apresentação e discussão do caso de estudo (com ponderação de 20%); e exame final de escolha múltipla. A admissão dos alunos a exame final depende da obtenção de uma classificação de avaliação contínua mínima de 10 valores. A classificação final é a média ponderada da classificação de exame (60%) e da avaliação contínua (40%).