Disciplina Curricular
Imunologia Imu
Curso Livre em Regime Livre - 1_Regime Livre
Contextos
Grupo: 1_Regime Livre > Ciclo Único
Período:
Grupo: 1_Regime Livre > Ciclo Único > Tronco Comum
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O ensino programado pretende transmitir o interesse pelo estudo do sistema imunitário enquanto área fundamental da biologia moderna, modelo de estratégias evolutivas com base genética ímpar, de estrutura e organização moleculares, celulares e sistémicas em níveis crescentes de complexidade, que permitem uma fisiologia ricamente diversificada nas suas dinâmicas.
Pretende-se também perspectivar a importância da Imunologia nas suas vertentes médicas: imunidade às infecções e vacinas, imunodeficiências, doenças autoimunes e alergia, transplantação de tecidos e orgãos, imunoterapia do cancro.
Programa
Diferentes tipos celulares com importância na resposta imunitária; Os mecanismos que contribuem para a imunidade inata; O papel da inflamação na resposta imunitária, bem como mecanismos fisiológicos pró- e anti-inflamatórios; Mecanismos moleculares que conduzem à geração dos receptores de células T e B; Desenvolvimento de células imunitárias; Apresentação de antigénios e activação linfocitária; Diferentes tipos de respostas imunitárias (humorais e celulares), e sua dependência de sub-populações celulares diferentes; A importância de quimiocinas (chemokines) e citocinas em imunologia; Diferentes tipos de respostas imunitárias, desencadeadas por patogénios diferentes; Propriedades gerais do sistema imunitário como homeostasia e renovação linfocitária; Mecanismos de discriminação entre constituintes do organismo e antigénios estranhos, e tolerância imunitária; Imunodeficiência primária e secundária; Imunização / vacinação, e memória imunitária; alergia, autoimunidade e transplantação.
Métodos de ensino e avaliação
Aulas teóricas que conjugam apresentação de conceitos fundamentais com conteúdos inspiradores.
Aulas teórico-práticas para compreensão de técnicas fundamentais em imunologia e para consolidação dos conhecimentos com base em apresentações feitas por alunos para os seus pares, seguidas de discussão.
Avaliação efectuada ao longo do semestre, através das apresentações orais e exame final integrado com os outros componentes lectivos.