Métodos de Ensino e Avaliações
O processo de avaliação basear-se-á num trabalho de grupo, constituído por uma componente escrita e uma apresentação oral sobre um problema identificado pelos alunos e a abordagem proposta para o resolver. Aos alunos será apresentada uma lista de desafios identificados por stakeholders, docentes da UC e/ou estudantes, que serão abordados ao longo do curso, bem como materiais de apoio (escritos, vídeo, áudio) relevantes para esses desafios. Será pedido a grupos de 3 estudantes que selecionem o desafio e identifiquem claramente o problema que se propõem abordar, e que preparem: (i) uma síntese escrita de até 15 páginas sobre esse assunto, incluindo não só um resumo do estado da arte do conhecimento nessa área, mas também as suas perspetivas estratégias propostas para o abordar; e (ii) uma apresentação oral de 20 minutos, durante a qual apresentarão à turma o desafio selecionado, incluindo uma identificação clara do problema e a abordagem proposta para o resolver, seguida de uma discussão de 30 minutos sobre o conteúdo da apresentação e as suas perspetivas. Em ambos os casos, os estudantes devem ser capazes de problematizar adequadamente o desafio da sua escolha, ou seja, identificar as suas origens, componentes, impactos diretos e indiretos, e desafios adicionais, sendo-lhes especificamente pedido que integrem os conhecimentos adquiridos durante a UC. Os alunos serão avaliados com base na sua capacidade de problematizar adequadamente o desafio que identificaram, e de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a UC.