Sumários
Biogénese membranar
9 Novembro 2015, 10:00 • Luis Manuel Gaspar Pedro
Biogénese membranar. As membranas como estruturas dinâmicas. Envolvimento do retículo endoplasmático e do complexo de Golgi na síntese dos componentes membranares. Síntese de proteínas em ribossomas associados ao RE e em ribossomas livres no citosol. A teoria do péptido-sinal. Translocação cotraducional: sequência sinal, SRP ("signal recognition particle"), receptor de SRP, complexo de translocação, e sinal peptidase. Translocação postraducional: chaperonas citosólicas, complexo proteico receptor (Sec62/63), complexo proteico de translocação, BiP (chaperona associada ao Sec63). Modo de inserção das proteínas membranares, unipasse e multipasse. Inserção de proteínas ancoradas. Proteínas residentes no lúmen do RE e processamento das proteínas. Controlo de qualidade das proteínas no RE: translocação para o citosol, ligação da ubiquitina e degradação no proteossoma.
Transporte transmembranar
4 Novembro 2015, 09:00 • Luis Manuel Gaspar Pedro
Transporte transmembranar. Transporte passivo: difusão simples e difusão facilitada. Osmose. Transporte de iões e moléculas. Tipos e características dos transportadores de difusão facilitada: proteínas canal e permeases. Activação e mecanismo de funcionamento de proteínas canal e permeases. Aquaporinas. Transportador de glucose. Activação dos canais iónicos: activação por ligandos (“ligand-gated”) ou por estímulo eléctrico (“voltage-gated”). Transporte activo directo (primário): bombas do tipo P (Na+-K+-ATPase, Ca2+ e H+), do tipo V (bombas de protões dos vacúolos e lisossomas), do tipo F (bombas de protões associadas à síntese de ATP nas mitocôndrias e cloroplastos) e do tipo ABC (flipases e bombas de iões cloreto). Transporte activo indirecto (secundário ou cotransporte): simporte e antiporte. Exemplos da Na+/Glucose ATPase e da bomba Na+/Ca2+. Caso das bombas de iões cloreto (tipo-ABC) na fibrose quística.
Histoquímica
3 Novembro 2015, 11:00 • Luis Manuel Gaspar Pedro
Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular em cortes transversais de caules de Ruscus sp. pela coloração com Azul de Toluidina. Caracterização histoquímica da cutícula da folha de Ficus sp. pelo Vermelho Sudão III.
Observação da membrana plasmática por indução de plasmólise na epiderme interna da escama do bolbo de Allium cepa. Observação de movimentos de ciclose em Elodea sp.Histoquímica
2 Novembro 2015, 15:00 • Luis Manuel Gaspar Pedro
Caracterização histoquímica dos constituintes da parede celular em cortes transversais de caules de Ruscus sp. pela coloração com Azul de Toluidina. Caracterização histoquímica da cutícula da folha de Ficus sp. pelo Vermelho Sudão III.
Observação da membrana plasmática por indução de plasmólise na epiderme interna da escama do bolbo de Allium cepa. Observação de movimentos de ciclose em Elodea sp.Not Taught.
2 Novembro 2015, 14:00 • Luis Manuel Gaspar Pedro
As aulas teórico-práticas e as aulas laboratoriais alternam semanalmente ao longo do semestre. Nesta semana houve aulas laboratoriais.