Aspetos Biológicos. Biocompatibilidade. Inflamação, Infeçao, Biodegradação
3 Outubro 2019, 14:00 • Ana Francisca Campos Simão Bettencourt
1.Definição. Toxicidade e desempenho funcional. Importância das propriedades mecânicas no controlo da função biológica. Propriedades mecânicas comumente avaliadas. Forças de tração, compressão, flexão e torção. Energia Gibbs de Superfície e ângulo de contacto. Trabalho de adesão. Exemplos de estudos de superfície. Exemplosde métodos para a avaliação experimental das propriedades mecânicas e de superfície. Identificação dos fatores de que depende a biocompatibilidade e diferentes tipos de efeitos (locais, regionais, sistémicos). Interaçao biomaterial-proteina. Fatores que influenciam adsorção de proteínas nas superfícies.
2.Efeitos do implante no hospedeiro.
Inflamação (sequência de eventos: lesão, inflamação aguda e crónica, formação de tecido granular, reação ao corpo estranho e fibrose. Identificação do tipo de células e mediadores celulares envolvidos. Irritação. Infeção.
3.Efeitos do meio biológico no hospedeiro. Biodegradação.
Definição do conceito e variáveis. Meio biológico: dificuldade na definição e caracterização. Identificação das variáveis: composição, pH, temperatura.
Causas da biodegradação (fatores físicos e biológicos). Mecanismos envolvidos (adsorção, absorção, lixiviação, “swelling”). Exemplos de biodegradação nas diferentes classes de biomateriais. Referência a alguns casos.
4.Investigação em biomateriais. Caso prático: Sistemas poliméricos para veiculação de fármacos no contexto das infeções ósseas e em medicina dentária. Avaliação das propriedades mecânicas, de superfície e biocompatibilidade
5. Quizz