Sumários
Sistema Nervoso Autónomo; Fármacos com atuação no S. Nervoso Parassimpático, Relaxantes musculares periféricos.
27 Outubro 2017, 08:00 • Cristina Luzia Dias Mello Sampayo
Fármacos com atuação no Sistema Nervoso Autónomo : Introdução. Mediadores e Mecanismos de ação. Caracterização dos receptores colinérgicos. Fármacos com ação no sistema colinérgico. Parassimpaticomiméticos. Inibidores das colinesterases. Parassimpaticolíticos. Compostos de actuação présinaptica e pós-sinaptica. Relação entre estrutura química e actividade farmacológica. Aspectos toxicológicos. Utilizações terapêuticas. Fármacos que atuam ao nível dos gânglios autónomos. Estimulantes e depressores ganglionares. Dualidade de efeitos de certos fármacos deste grupo.
Exercícios de Farmacodinâmia - CMS e Pedro Pinto
26 Outubro 2017, 10:00 • Cristina Luzia Dias Mello Sampayo
Exercícios de determinação do pA2 e pD2 de agonistas e de par agonista/antagonista.
Farmacodinamia: Teoria dos Receptores. Curvas Dose-Resposta
20 Outubro 2017, 08:00 • Cristina Luzia Dias Mello Sampayo
Teoria dos Receptores. Conceito de receptor, agonista e antagonista; conceitos de afinidade e actividade intrínseca; Curvas de dose-efeito; Interação agonista-receptor (determinação gráfica do pD2 de um agonista pela representação de Lineweaver-Burk). Antagonismo – classificação dos tipos de antagonismos (competitivo; não-competitivo; funcional); estudo do antagonismo competitivo reversível; Métodos para determinação do pA2 – regressão de Schild e representação de Dixon. Curvas dose/ efeito (aula demonstrativa); Exercícios de representação gráfica e quantitativa de afinidade e eficácia.
Noções de Farmacocinética : Eliminação dos fármacos do organismo
13 Outubro 2017, 08:00 • Cristina Luzia Dias Mello Sampayo
Biotransformação dos fármacos no organismo: diferentes locais de biotransformação dos fármacos; papel do fígado na biotransformação; implicações farmacológicas da biotransformação; pró-fármacos; importância das enzimas na biotransformação; papel farmacológico dos metabolitos intermediários; indução enzimática.
Excreção dos fármacos do organismo: estudo das diferentes vias de excreção dos fármacos com especial relevo para as vias renal e biliar; modificação, por via farmacológica, da eliminação de fármacos excretados por via renal. Permanência dos fármacos no organismo: ciclo dos fármacos no organismo; aspectos cinéticos; semi-vida biológica e importância da sua determinação; índice terapêutico/janela terapêutica; curvas de concentração em função do tempo.
Introdução a fontes de informação sobre medicamentos; estudo de casos de Mecanismos Gerais de Acção de Fármacos
12 Outubro 2017, 10:00 • Cristina Luzia Dias Mello Sampayo
Fontes de informação sobre medicamentos; o sitio da ageência nacional do medicamento - INAFRMed; o sitio da agência europeia do medicamento - EMA. A Foiod and Drugs Administration.