Disciplina Curricular
Epidemiologia e Saúde Pública ESP
Licenciatura Bolonha em Ciências da Saúde - 2_Plano 10/11
Contextos
Grupo: 2_Plano 10/11 > 1º Ciclo > Ciências da Saúde
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ensinar princípios e definições da epidemiologia. Ensinar a planear estudos epidemiológicos: transversais, caso-controlo, de coortes (longitudinais) e os ensaios clínicos. Para cada um destes desenhos experimentais, os estudantes aprenderão a medir e avaliar associação entre doença e factores de risco e compreenderão vantagens e inconvenientes de cada um. No decorrer do processo, os estudantes são introduzidos ao método científico e às ferramentas estatísticas utilizadas em Epidemiologia. Analisar os princípios em que se fundamentam a Saúde Pública, as características dos modelos de Sistemas de Saúde e em particular do S. Saúde de Portugal. Abordar os fundamentos das estratégias de Promoção de Saúde. Estudar a dinâmica e distribuição da Saúde e Doença na comunidade e seus determinantes. Ensinar a construir e interpretar indicadores demográficos e sanitários. Motivar os alunos para participarem empenhadamente como educadores de saúde e na promoção de estilos de vida saudáveis.
Programa
Epidemiologia
1. Incidência, prevalência, mortalidade, confundimento. Padronização da mortalidade. Exposição e risco. RR, OR e intervalos de confiança. NNT. Risco atribuível
2. Planeamento, análise de resultados, vantagens e inconvenientes de estudos transversais (cross-sectional), caso-controlo, estudos de coortes (longitudinais) e taxas instantâneas. Os ensaios clínicos.
3. Epidemiologia clínica. Avaliação da validade dos testes de diagnóstico
Saúde Pública
1. Teorias e modelos da causalidade da doença. Principais determinantes de saúde. As Metas para a Saúde.
2. Saúde Pública em Portugal: Plano Nacional de Saúde
3. Política de Saúde e modelos de Sistemas de Saúde.
4. A Promoção de Saúde na comunidade.
5. O ambiente como determinante de saúde.
6. Saúde e Desenvolvimento Sócio-Económico.
7. Noções gerais de Biodemografia. Crescimento e envelhecimento populacional. O impacto das tendências demográficas na Saúde Pública.
Métodos de ensino e avaliação
Teóricas
- Apresentações expositivas suportadas em PowerPoint.
T-Ps- Simulações em Excel e OpenEpi, em lab informático, sempre guiado por Protocolo distribuído aos alunos.
Todo o material está disponível na internet.
(http://webpages.fc.ul.pt/~mcgomes/aulas/Epidemiologia%20LCS/index.html)
Avaliação:
Componente de Epidemiologia: Avaliação com testes semanais (5 val), exame final (7 val).
Componente de Saúde Pública: Exame final (8 val)