Disciplina Curricular
Ecologia e Saúde ESaude
Licenciatura Bolonha em Ciências da Saúde - 2_Plano 10/11
Contextos
Grupo: 2_Plano 10/11 > 1º Ciclo > Ciências da Saúde > Optativas > 3º Ano > 1_opção Ciencias da Saúde > 2º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Sensibilização dos estudantes para a raiz social da influência do ambiente sobre a saúde.Visa também apresentar exemplos de ações que o homem pode desenvolver para prevenir ou mitigar a influência nefasta de algumas das suas atividades no meio ambiente e consequentemente na sua saúde. Competências a adquirir: - explicar como é que a inter-relação desenvolvimento humano-ambiente-saúde pode ser entendida numa perspetiva ecológica - explicar a relação básica entre determinantes ambientais e saúde humana(SH) - identificar os requisitos básicos para um ambiente saudável - discutir a importância do trabalho e das condições laborais para a SH - identificar e debater os aspectos socioeconómicos de maior potencial impacte sobre o ambiente e a SH - identificar possíveis intervenções, a diversos níveis, que possam contribuir para prevenir, combater ou mitigar as agressões do homem ao ambiente e os correspondentes efeitos negativos na saúde e no bem-estar das populações.
Programa
Tópicos abordados:
•Ecologia e Saúde (Ambiental): conceitos e relações
•Problemática da água – uma abordagem multidisciplinar
•Poluição do ar – causas e consequências
•População, ocupação do solo, energia, transportes, gestão de resíduos e trabalho – implicações nos ecossistemas e na saúde.
•Alterações climáticas
•Desastres Químicos
•Tabagismo
•Psicologia da Saúde
•Ambiente obesogénico
•Avaliação e Gestão do risco
•Análise de Projectos de I&D nas áreas de Ecologia e Saúde, que estão em curso na Unidade de Saúde Ambiental no Instituto de Medicina Preventiva, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.
Métodos de ensino e avaliação
O ensino realizar-se-á preferencialmente através de estudo de casos e de trabalhos de grupo focalizados nas actividades humanas, nas condições de vida em sociedade e na interacção com outros seres vivos e respectivo impacte no ambiente e na saúde. A avaliação da aprendizagem terá duas componentes de igual peso: a contínua, baseada na participação individual nas aulas e nos trabalhos que forem propostos; e a final, que incidirá sobre duas apresentação (30 minutos) e discussões (30 minutos) de trabalhos elaborados por grupos de dois alunos, a partir de temas da sua iniciativa, previamente aprovados pelo docente. A discussão de cada trabalho, aberta a todos os alunos e moderada pelo docente, é da responsabilidade de outro grupo previamente seleccionado. A avaliação do ensino será realizada pelos alunos, no final de cada sessão, através do preenchimento da correspondente ficha de avaliação.