Disciplina Curricular
Economia da Saúde ES
Licenciatura Bolonha em Ciências da Saúde - 2_Plano 10/11
Contextos
Grupo: 2_Plano 10/11 > 1º Ciclo > Ciências da Saúde > Optativas > 3º Ano > 1_opção Ciencias da Saúde > 1º Semestre
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O objectivo principal desta disciplina é transmitir os conceitos fundamentais de economia de saúde, enquadrando a saúde como bem económico, realçando as suas especificidades, analisando a importância da saúde na economia e a da economia na saúde, dando ênfase ao interesse prático da avaliação económica em saúde.
Os objectivos específicos desta disciplina são:
- Conhecer os principais conceitos em economia da saúde, sabendo enquadrar a saúde como bem económico e sendo capaz de identificar as diversas especificidades do(s) mercado(s) de saúde.
- Analisar em que medida a saúde representa um investimento e um factor de desenvolvimento social e económico.
- Debater informada e sustentadamente alguns temas no âmbito da implementação de novos mercados em saúde ou modificação dos existentes, de impacte sobre a saúde da tomada de decisão a níveis diversos, do impacte da saúde sobre aspectos sociais e económicos e de economia da saúde em geral.
Programa
1 - Introdução à Economia da Saúde: O Crescimento das Despesas em Saúde; Valor Económico da Vida e da Saúde; Procura e Oferta de Saúde e de Cuidados de Saúde; Elasticidade-Preço da Procura e Oferta em Saúde
2 - Especificidades dos mercados em saúde: Informação Imperfeita e Relação de Agência; Intervenientes da Oferta no Sector da saúde em geral e em Portugal: Médico, Estado, Hospitais, Empresas Seguradoras, Farmacêuticas
3 - Financiamento, eficiência e sustentabilidade de Sistemas de Saúde e de Serviços de Saúde
4 - Impacte da Saúde na Sociedade e Economia e da Sociedade e Economia na Saúde: a Saúde como investimento e como factor de desenvolvimento social e económico
5 - Avaliação Económica em Saúde, Avaliação do desempenho das Organizações de Saúde, Avaliação de Impacte sobre a Saúde (HIA-Health Impact Assessment)
6 - Desafios dos Sistemas de Cuidados de Saúde no Futuro: reforma hospitalar em Portugal; a informação e o cidadão
Métodos de ensino e avaliação
- Aulas: Teorico-Práticas com turmas com um máximo de 20 alunos.
- Carga horária: 11 sessões of 4 horas (2h+2h) e 2 sessões de 4 horas para apresentação e discussão do trabalho final.
- Disponibilização de conteúdos: área na plataforma elearning Moodle.
- Avaliação da aprendizagem: contínua nas aulas, com base em participação oral (10%), execução dos estudos de caso em equipa de acordo com guião e documentação entregues aos alunos (realizados, apresentados e discutidos em sala no final de cada sessão - 30%), sendo também efectuado, apresentado e discutido um trabalho final em grupos de até 3 pessoas, com base em lista de temas disponibilizada ou em temas propostos pelos alunos a aprovar por docente (30%), que será igualmente objecto de um relatório final (30%). Resultado: classificação final de 0 a 20 valores, com ponderação das áreas avaliadas.
- Avaliação do ensino: por aplicação na sessão final após avaliação de questionário anónimo com modelo geral da FML.