Disciplina Curricular
Microbiologia Mic
Licenciatura Bolonha em Ciências da Saúde - 2_Plano 10/11
Contextos
Grupo: 2_Plano 10/11 > 1º Ciclo > Ciências da Saúde
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da frequência com aproveitamento da unidade curricular de Microbiologia os alunos deverão saber:
- Identificar as características biológicas dos principais microrganismos patogénicos;
- Explicar os principais factores de virulência implicados na infecção;
- Especificar a etiologia das principais doenças infecciosas
- Descrever estratégias de diagnóstico etiológico de infecções
Programa
- Biologia Microbiana: Morfologia, classificação, metabolismo, genética, ecologia e inibição dos microrganismos.
- Relações hospedeiro-parasita, mecanismos de acção patogénica.
- Bactérias patogénicas e doenças associadas.
- Vírus patogénicos e doenças associadas.
- Fungos patogénicos e doenças associadas.
- Parasitas (protozoários e helmintas) patogénicos e doenças associadas.
- Diagnóstico microbiológico, terapêutica etiotrópica e controlo das infecções microbianas
Métodos de ensino e avaliação
Metodologias: Aulas teóricas de abordagem sistemática dos microrganismos. Aulas práticas laboratoriais baseadas em síndromas incluindo execução de procedimentos laboratoriais e discussão de casos Avaliação de conhecimentos Avaliação formativa: Efectuada ao longo do ano através de perguntas de semelhante estrutura e grau de dificuldade às efectuadas na prova escrita da avaliação final Avaliação sumativa: Componente laboratorial: 25% da avaliação final; Componente teórica: 75% da avaliação final A avaliação laboratorial é efectuada durante as aulas laboratoriais e a classificação terá em conta a capacidade de utilização dos conhecimentos, preparação e acompanhamento dos conteúdos programáticos, interesse demonstrado, linguagem utilizada, assiduidade e pontualidade nas aulas práticas A avaliação teórica é realizada através de uma prova escrita no final do período lectivo O aluno é aprovado com a nota mínima de 9,5 valores em cada uma das componentes de avaliação sumativa