Disciplina Curricular
Segurança Alimentar e Dinâmicas Globais SADG
Doutoramento Bolonha em Ciências da Sustentabilidade - Ciências da Sustentabilidade
Contextos
Grupo: Ciências da Sustentabilidade > 3º Ciclo > Curso de Doutoramento > Unidades Curriculares
Período:
Peso
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Transmitir conhecimentos, desenvolver aptidões e competências para os desafios, as estratégias e os sistemas de inovação aplicados nas soluções para a Segurança Alimentar. Como UC introdutória pretende-se que os estudantes efetuem uma análise autónoma e crítica de temas transversais ao curso: - A Segurança Alimentar na perspetiva histórica e de distribuição geográfica; - Evolução histórica do crescimento da população mundial das oscilações do passado às previsões para o futuro; - Coexistência a nível global, local e nacional de carências e excessos alimentares; - Revolução agrícola, verde e genética, aumento da produção agrícola e evolução dos preços dos bens alimentares; - A produção agrícola e a sustentabilidade ambiental, económica e social; - O impacto das alterações climáticas na biodiversidade e disponibilidade de recursos para a agricultura; - Inovação e procura de soluções: Segurança alimentar e sistemas de produção, processamento, armazenamento, distribuição, alimentação, etc.
Programa
- Perspetiva histórica e distribuição geográfica do conceito de Segurança Alimentar: Columbian Exchange: globalização de mudanças agrícolas e alimentares. Circulação intercontinental de milho, batata, tomate, etc. - Produção agrícola para alimentar o mundo: Revolução agrícola (séc XVIII/XIX), revolução verde (2ª metade séc XX) e gene revolution (desde finais séc XX). - Segurança Alimentar e sustentabilidade ambiental, económica e social dos sistemas de produção: Produção alimentar para a população mundial. Práticas agrícolas em condições de sustentabilidade ambiental e agro-sócio-económica. - Cultura alimentar e indicadores de saúde pública. - Segurança Alimentar, produção agrícola e mitigação das alterações climáticas: Biodiversidade (genótipos melhor adaptados); Internalização dos ecossistemas na economia; prevenção do desperdício de recursos ambientais. - Estratégias para os desafios, sistemas de inovação e soluções: Tecnologia vs agricultura orgânica; produção por regiões do globo; práticas sociais globais, nacionais e locais.
Métodos de ensino e avaliação
Avaliação é baseada em dois itens: 1) Avaliação contínua e individual (30%) com base na apresentação de trabalhos individuais das sessões 1 e 2 e ainda na qualidade da participação nos debates durante as sessões. 2) Avaliação do trabalho de grupo, com peso de 70%, dos quais 40% apresentação oral e 60% de um ensaio escrito