Disciplina Curricular
Práticas Sociais, Alimentação e Saúde PSAS
Doutoramento Bolonha em Ciências da Sustentabilidade - Ciências da Sustentabilidade
Contextos
Grupo: Ciências da Sustentabilidade > 3º Ciclo > Curso de Doutoramento > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Desenvolver conhecimentos que permitam compreender a natureza, a dinâmica e as múltiplas relações que geram as práticas sociais focadas na alimentação. Contribuir para potenciar a capacidade crítica sobre as proposições mais universalistas e hegemónicas das relações entre alimentação e saúde/bem-estar e explorar propostas alternativas. Desenvolver aptidões para explorar e elaborar propostas/soluções inovadoras, orientadas para sistemas alimentares mais sustentáveis, saudáveis e resilientes, que integrem, num mesmo quadro espacial e temporal, as seguintes dimensões: tecnologia e inovação; economia, gestão e marketing; políticas, instituições e governança; práticas sociais e ética dos negócios. Desenvolver aptidões e competências operacionais para a utilização de metodologias de diagnóstico, análise, avaliação e implementação de soluções potenciais e adequadas a cada tipo de problema.
Programa
- Práticas alimentares: significado e compreensão das relações com as dimensões temporais, de saúde, económicas e culturais. - Nutrição. - Padrões alimentares e tipos de dietas. - Implementação da segurança dos alimentos. - Diagnóstico e Análise: avaliação da qualidade e segurança. Risco alimentar. - Consumo de recursos, bens e serviços e impactos na saúde, bem-estar e ambiente. - Tecnologia e inovação: enzimática e microbiana. Alimentos funcionais. - Economia, gestão e marketing: produção biológica. Valorização e crescimento de produtos e serviços “saudáveis e sustentáveis”. Rotulagem ecológica e social. - Políticas, instituições e governança: integração das políticas agrícolas, ambiental e de saúde e direitos humanos. Direito da agricultura, da obesidade e do ambiente. - Práticas sociais: Movimentos sociais alternativos. Educação agrícola. Desperdício alimentar. - Ética dos negócios. Produção agroalimentar sustentável. Comércio justo. - Métodos de avaliação das perceções públicas. - Implementação: Educação e sensibilização para práticas mais saudáveis e inclusivas. - Planos integrados agroalimentares e de saúde com participação pública. .
Métodos de ensino e avaliação
A avaliação da UC tem duas componentes. Uma componente contínua e individual baseada na avaliação feita pelos docentes de cada sessão de uma questão integradora apresentada na plataforma pelo estudante quanto ao material de estudo disponibilizado e ainda da qualidade da participação do estudante na mesa redonda de dedate que tem lugar em cada sessão. Esta componente tem peso de 20% na avaliação. A outra componente corresponde a uma avaliação de um projeto realizado em grupo baseado num desafio-problema. Esta componente contempla a apresentação oral (ponderação 20%) e escrita (ponderação 60%) do projeto