Disciplina Curricular

Desenvolvimento Sustentável de Cadeias de Valor e Territórios DSCVT

Doutoramento Bolonha em Ciências da Sustentabilidade - Ciências da Sustentabilidade

Contextos

Grupo: Ciências da Sustentabilidade > 3º Ciclo > Curso de Doutoramento > Unidades Curriculares

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Compreender as origens e o sentido dos processos de intensificação produtiva, com efeitos económicos, sociais e ambientais, em particular na Europa. Compreender processos de desterritorialização e re-territorialização associados às fases da globalização. Entender a natureza complexa do desenvolvimento da atividade agroflorestal, designadamente em Portugal. Problematizar e compreender condições e sustentabilidade de processos de criação de valor associados a fileiras. Adquirir competências no âmbito do cálculo de resultados e impactos face a objetivos de sustentabilidade. Analisar e compreender o papel da governança multinível, com consequências nas cadeias de valor e nos territórios. Observar e interpretar condições reais, no âmbito de visita de estudo, discutindo o controlo e a valorização sustentável de recursos da agricultura e da floresta. Compreender a problemática da interação global-local, face aos desafios existentes, contribuindo para pensar e agir glocalmente.

Programa

- Sustentabilidade do desenvolvimento: génese e metamorfoses - Globalização e mudanças nos usos do território - Complexo agroflorestal em Portugal - Valorização e sustentabilidade de fileiras produtivas - Avaliação de alternativas sustentáveis - Modos de produção agrícola nas cidades - Governança / intervenientes nas cadeias de valor e no território - Território, agricultura, floresta e sustentabilidade - Desenvolvimento sustentável: desafios glocais - Cadeias de Valor Agrícolas para o Desenvolvimento

Métodos de ensino e avaliação

A avaliação da UC tem duas componentes. Uma componente contínua e individual baseada na avaliação feita pelos docentes de cada sessão de uma questão integradora apresentada na plataforma pelo estudante quanto ao material de estudo disponibilizado e ainda da qualidade da participação do estudante na mesa redonda de dedate que tem lugar em cada sessão. Esta componente tem peso de 20% na avaliação. A outra componente corresponde a uma avaliação de um projeto realizado em grupo baseado num desafio-problema. Esta componente contempla a apresentação oral (ponderação 20%) e escrita (ponderação 60%) do projeto.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1.º Semestre

2022/2023 - 1.º Semestre

2021/2022 - 1.º semestre

2020/2021 - 1.º semestre

2019/2020 - 1 Semestre

2018/2019 - 1 Semestre