Disciplina Curricular
Métodos e Técnicas de Investigação: Rotação Laboratorial MTI-RL
Doutoramento Bolonha em Ciências da Sustentabilidade - Ciências da Sustentabilidade
Contextos
Grupo: Ciências da Sustentabilidade > 3º Ciclo > Curso de Doutoramento > Unidades Curriculares
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Transmitir, de forma estruturada e sistematizada, informação de base relativa ao processo de produção de conhecimento científico nas ciências sociais e humanas, naturais e engenharias. Pretende-se que os alunos: - Compreendam a especificidade da produção do conhecimento científico proporcionando-se o contacto com os principais métodos, técnicas e instrumentos de recolha de dados permitindo o desenvolvimento de aptidões e capacidades analíticas. - Acedam a produtos da investigação empírica com vista à discussão sobre os processos (questão de partida, problema de pesquisa, opções metodológicas, pesquisa empírica, análise de dados e novo conhecimento produzido) que os sustentaram. A UC pretende, assim, fornecer fundamentos epistemológicos e metodológicos para o desenvolvimento do trabalho de investigação conducente à Tese de doutoramento.
Programa
- Introdução à especificidade do conhecimento científico. - Ontologia, epistemologia e perspetivas filosóficas (preditivas, explanatórias, emancipatórias, desconstrucionistas, pragmatistas). - A importância dos dados. Ética e proteção de dados. - Delineamento experimental. Questão de partida, problema de pesquisa, opções metodológicas, análise e comunicação de resultados. - Apresentação dos métodos. Métodos de análise extensiva e intensiva; métodos experimentais; técnicas e instrumentos de recolha e análise de dados. Pressupostos, valências e limitações. - Complementaridade dos métodos qualitativos e quantitativos e estratégias múltiplas de pesquisa. - Inteligência artificial, métodos não-lineares e a ciência do Onde. - Integração e confronto metodológico na investigação inter e transdisciplinar. Casos de estudo. - Rotação laboratorial.
Métodos de ensino e avaliação
Weekly assignment: At the end of the session students are invited to reflect on the feasibility of applying the method discussed and debated during the session to their own research topic. This reflection should be submitted in the platform as an assignment in the form of a short-written text (no more than 750 words) in the week following the session (preferably every Tuesdays).