Descrição

2025/2026 + Info

Breve Introdução

O Doutoramento em Estudos de Saúde Planetária da Universidade de Lisboa aborda desafios globais críticos na intersecção das ciências da saúde, ambientais, sociais e políticas. Através de uma abordagem holística, o programa capacita os estudantes para lidarem com questões complexas que atravessam fronteiras ecológicas e sociais.

Centrado na ação e na transformação, o programa identifica e aborda os problemas a nível local, regional e planetário - essenciais para o conceito de saúde planetária. Os estudantes são encorajados a desenvolver, testar e aperfeiçoar soluções, aplicando-as em laboratório ou em ambientes de simulação através de trabalho de equipa colaborativo. Esta abordagem transformadora e orientada para a solução distingue o programa, com um currículo concebido para integrar diversas correntes de conhecimento na abordagem dos desafios da saúde planetária. Os temas das teses de doutoramento são enquadrados como problemas reais de saúde planetária, frequentemente identificados em colaboração com uma série de partes interessadas (laboratórios estatais, hospitais, museus, empresas, ONG) que podem também estar envolvidas na contratação dos seus diplomados.

Objectivos

Promoção de soluções para a saúde planetária

O programa tem como objetivo criar líderes capazes de gerar provas acionáveis e elaborar políticas públicas sustentáveis. Os doutorados irão impulsionar mudanças transformadoras para enfrentar os desafios de saúde multifacetados que o planeta enfrenta.

Regime de Funcionamento

Curso ministrado em conjunto pela Faculdade de Arquitetura, da Faculdade de Belas Artes, da Faculdade de Ciências, da Faculdade de Direito, da Faculdade de Farmácia, da Faculdade de Letras, da Faculdade de Medicina, da Faculdade de Medicina Dentária, da Faculdade de Medicina Veterinária, da Faculdade de Motricidade Humana, da Faculdade de Psicologia, do Instituto de Ciências Sociais, do Instituto de Educação, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, do Instituto Superior de Agronomia, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, do Instituto Superior de Economia e Gestão e do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa.

Propinas

1.º ano: 2750,00€
Anos seguintes: 2750,00€