MATRÍCULAS E INSCRIÇÕES - 2025/2026

Datas

Para os candidatos admitidos na 1.ª fase de candidaturas, o procedimento de matrícula e inscrição no curso irá ter início às 09:00 do dia 5 de maio, decorrendo até às 23:59 (hora de Lisboa) do dia 8 de maio de 2025

Para os candidatos admitidos na 2.ª fase de candidaturas, o procedimento de matrícula e inscrição no curso irá ter início às 09:00 do dia 14 de julho, decorrendo até às 23:59 (hora de Lisboa) do dia 17 de julho de 2025.

Instruções

As matrículas serão realizadas, exclusivamente, através do portal Fénix da Reitoria em http://fenix.reitoria.ulisboa.pt

Aconselhamos a leitura atenta das instruções que se encontram no ficheiro em anexo, no fundo da página. Informamos que será necessário fazer o upload de uma fotografia e a cópia digitalizada do seu documento de identificação. 

Relembramos que, por aplicação do disposto no Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa, no momento em que formalizar a sua matrícula e inscrição serão lançadas as propinas referentes ao processo de matrícula neste curso de doutoramento, nomeadamente, duas prestações de 1.375,00€ acrescidas do valor de seguro escolar, no montante de 2,10€.

Informações relevantes
  • Comprovativo de Inscrição: no final da sua inscrição, terá acesso a um comprovativo de inscrição. Caso seja necessária assinatura e carimbo, deverá contactar o Departamento Académico da Reitoria.
  • Cartão de Estudante: o pedido é realizado online no portal da CGD, após a conclusão da formalização da matrícula/inscrição. Terá todas as informações nessa altura.
  • Propinas: consulte na sua conta Fénix em Aluno > Consultar > Visualizar conta. 
  • UC opcional e UC de competências transversais: a inscrição nestas UCs será efetuada pelos nossos serviços. A seleção deve ser enviada para os nossos serviços até 17 de julho. Consulte de UCs aprovadas aqui.
  • Calendário de aulas: A componente letiva do curso de doutoramento em Estudos em Saúde Planetária inicia-se no dia 17 de outubro de 2025. O calendário do curso de doutoramento encontra-se disponível aqui.
Informamos que deverá apresentar nos nossos serviços, até ao dia 31 de outubro, o seu documento de identificação e os originais das certidões comprovativas dos graus académicos com indicação das classificações finais. Poderá verificar o horário do Departamento Académico na nossa página.

Visto de Estudante

Nos termos da Portaria n.º 111/2019, de 12 de abril e com vista a simplificar o processo de acesso e permanência em Portugal por parte de estudantes do ensino superior nacionais de países terceiros, a Universidade de Lisboa comunica ao Ministério dos Negócios Estrangeiros a lista nominal de estudantes admitidos, juntamente com os seguintes dados:
a) Nome completo;
b) Número de passaporte;
c) Nacionalidade;
d) Localidade e país de residência;
e) Posto consular onde solicitará o visto.

Assim, caso necessite de visto de estudante, deverá enviar os dados acima indicados para o e-mail planetaryhealth@ulisboa.pt, devendo igualmente informar-nos se necessita de um comprovativo de inscrição para efeitos de obtenção de visto, nas seguintes datas:
  • Candidatos admitidos na 1.ª fase: até dia 27 de maio;
  • Candidatos admitidos na 2.ª fase: até dia 24 de julho.

Caso tenha alguma dúvida ou questão, deverá contactar-nos através do email: planetaryhealth@ulisboa.pt.

Anexos