Currículo

Antropoceno e Saúde Planetária AeSP

Contextos

Groupo: 1_Estudos em Saúde Planetária > 3º Ciclo > Curso de Doutoramento > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

A UC Antropocénico e Saúde Planetária visa proporcionar aos estudantes conhecimentos, aptidões e competências necessários para enfrentar os desafios de saúde locais, regionais e globais num ambiente em mudança. Serão fornecidos conhecimentos aprofundados sobre o impacto direto e indireto das atividades antrópicas, incluindo as alterações climáticas, a poluição, a perda de biodiversidade e a urbanização, na saúde humana. Através da aquisição de aptidões analíticas e interdisciplinares, e de pensamento crítico, os estudantes aprenderão a identificar e analisar os desafios do mundo real que impactam a saúde planetária. Esta UC fornecerá competências na identificação dos impactos das atividades antropogénicas na saúde global, e permitir-lhes-á contribuir para o desenvolvimento de políticas, medidas e programas e para esforços de advocacia aos níveis local, nacional e global, com o objetivo final de promover a sustentabilidade ambiental e melhorar os resultados em saúde pública.

Programa

• Conceitos, princípios e enquadramento da saúde planetária no contexto do Antropocénico: one-health, sistemas complexos, inter e transdisciplinaridade, sustentabilidade, resiliência e perspetiva global. • Impactos das alterações climáticas na saúde: fenómenos extremos, doenças transmitidas por vetores e perturbações económicas. • Importância da biodiversidade para a saúde: estabilidade dos ecossistemas, serviços dos ecossistemas, recursos medicinais e alimentares, bem-estar mental e valores éticos e culturais. • Poluição ambiental e saúde: poluição do ar, do solo, da água e sonora, e justiça ambiental. • Tendências de urbanização e impactos na saúde: infraestruturas, consumo de recursos, produção de resíduos. • Doenças infeciosas num ambiente em mudança: vetores de doença, doenças tropicais e pandemias. • Sistemas alimentares e nutrição: produção sustentável e saúde e nutrição. • Determinantes sociais da saúde no Antropocénico. • Defesa, política e governação em saúde planetária.

Método de Avaliação

O processo de avaliação basear-se-á num trabalho de grupo, constituído por uma componente escrita e uma apresentação oral sobre um problema identificado pelos alunos e a abordagem proposta para o resolver. Aos alunos será apresentada uma lista de desafios identificados por stakeholders, docentes da UC e/ou estudantes, que serão abordados ao longo do curso, bem como materiais de apoio (escritos, vídeo, áudio) relevantes para esses desafios. Será pedido a grupos de 3 estudantes que selecionem o desafio e identifiquem claramente o problema que se propõem abordar, e que preparem: (i) uma síntese escrita de até 15 páginas sobre esse assunto, incluindo não só um resumo do estado da arte do conhecimento nessa área, mas também as suas perspetivas estratégias propostas para o abordar; e (ii) uma apresentação oral de 20 minutos, durante a qual apresentarão à turma o desafio selecionado, incluindo uma identificação clara do problema e a abordagem proposta para o resolver, seguida de uma discussão de 30 minutos sobre o conteúdo da apresentação e as suas perspetivas. Em ambos os casos, os estudantes devem ser capazes de problematizar adequadamente o desafio da sua escolha, ou seja, identificar as suas origens, componentes, impactos diretos e indiretos, e desafios adicionais, sendo-lhes especificamente pedido que integrem os conhecimentos adquiridos durante a UC. Os alunos serão avaliados com base na sua capacidade de problematizar adequadamente o desafio que identificaram, e de aplicar os conhecimentos adquiridos durante a UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 0.0

Carga Total -

Bibliografia

Não foi definida bibliografia principal

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1.º Semestre