Currículo
Ciência de Sistemas em Saúde Planetária CdSeSP
Contextos
Groupo: 1_Estudos em Saúde Planetária > 3º Ciclo > Curso de Doutoramento > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Esta unidade tem como objetivo dotar os estudantes de competências gerais, como sejam a compreensão abrangente das complexas interligações e ciclos de feedback inerentes aos sistemas ecológicos, ambientais, sociais e de saúde. Neste âmbito, serão abordados vários problemas de saúde planetária do mundo real, identificados os componentes do sistema e avaliadas as suas interações, em mesas redondas de reflexão para cultivar competências de pensamento sistémico. Após a conclusão desta unidade, o aluno será capaz de: • Desenvolver uma compreensão profunda dos sistemas adaptativos complexos e seu comportamento. • Integrar conhecimentos das áreas de ecologia, epidemiologia, sociologia e economia para a análise de questões relevantes em saúde planetária. • Desenvolver o pensamento sistemático, reconhecimento de padrões, ciclos de feedback e propriedades emergentes em sistemas complexos.
Programa
• Fundamentos do pensamento sistémico e perspetivas interdisciplinares sobre saúde planetária • A ciência das redes e a teoria dos sistemas complexos na investigação e prática da saúde planetária • Modelação da dinâmica dos sistemas para avaliar e enfrentar os desafios da saúde planetária • Integração das abordagens da saúde planetária e de "Uma Só Saúde" nas doenças zoonóticas, infecciosas emergentes e crónicas • Big data, a ciência dos dados e as novas tecnologias (inteligência artificial, realidade virtual, machine learning) • A avaliação e valorização dos serviços ecossistémicos e do capital natural para a saúde planetária • Explorar cenários e intervenções no domínio da saúde planetária • A conceção e aplicação de estratégias de educação e comunicação em matéria de saúde planetária • A avaliação e comparação de quadros políticos e de governação em matéria de saúde planetária
Método de Avaliação
A avaliação terá em conta os objetivos de aprendizagem dos alunos e a sua capacidade de aplicar conhecimentos e competências na análise de sistemas complexos no contexto da saúde planetária, demonstrando a sua capacidade de analisar e gerar ideias para propor soluções. A estratégia de avaliação, constituída por um relatório escrito e uma apresentação oral, com o intuito de informar a resolução de um problema de saúde planetária, visa fomentar a melhoria contínua, promover o envolvimento dos alunos e garantir que estes desenvolvem os conhecimentos, aptidões e competências necessários para se destacarem no domínio da ciência do sistema de saúde planetário.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 0.0
Carga Total -