Sumários

Transcrição Parte I.

13 Março 2018, 10:00 Margarida Henriques da Gama Carvalho

Conceitos básicos na transcrição. Transcrição nos procariotas - o ciclo transcricional e o promotor. Complexidade da transcrição eucariótica: polimerases I a III e seus transcritos. Factores gerais de transcrição e complexo mediador. Determinação da orientação da transcrição. Genes com promotores TATA e ilhas CpG.

 


Bloco II – O que faz a minha mutação?

13 Março 2018, 08:30 Margarida Henriques da Gama Carvalho

·      Sedimentar os conceitos sobre mecanismos de expressão génica e a forma como são alterados por mutações recorrendo ao caso de estudo das hemoglobinopatias.

·      Primeira visão da organização do genoma humano e seu projeto de sequenciação.

·      Introdução à Bioinformática.

1.     Organização dos alunos em grupo

2.     Apresentação do problema - uma mutação, uma consequência

3.     Definição da estratégia de trabalho - produção de wiki

4.     Primeiro contacto com as bases de dados do genoma humano


Tradução da informação II. Mecanismos e regulação nos eucariotas.

12 Março 2018, 10:00 Margarida Henriques da Gama Carvalho

Diferenças na tradução procariótica e eucariótica: estrutura dos mRNAs e iniciação da tradução. mRNAs policistrónicos e o conceito de operão, cistrão e gene. Estrutura do mRNA eucariótico, distinção em relação a RNAs não codificantes e impacto na localização celular. Regulação da tradução geral ou específica de mRNA. Inibição da iniciação dependente da cauda de poli-adeninas, de eIF2b e do “cap”. Mecanismos dependentes da sequência do mRNA: IRES, interação com proteínas e microRNAs. Mecanismos básicos da degradação do mRNA.


Bloco I – Afinal o que é um gene?

6 Março 2018, 12:00 Margarida Henriques da Gama Carvalho

1.     Discussão e integração final de conceitos

2.     Avaliação individual


Tradução da informação

6 Março 2018, 10:00 Margarida Henriques da Gama Carvalho

Do código genético ao impacto das mutações pontuais e sua transmissão hereditária. Designações das mutações pontuais baseadas no seu impacto na síntese e função proteica. 

 

Do código à proteína: a maquinaria de tradução. Estrutura do ribossoma procariótico e eucariótico e suas aplicações práticas no desenvolvimento de antibióticos. Visão geral do processo de tradução: iniciação, elongação e terminação. Mecanismos de tradução nos procariotas. Iniciação e a sequência de Shine-Delgarno. O processo de elongação e o papel do rRNA na formação da ligação peptídica.  A descoberta da catálise por “ribozimas” e a teoria do "mundo do RNA". Terminação da tradução. Tradução em polissomas e “folding” co-traducional de proteínas.