Disciplina Curricular
A Grounded Theory na Construção do Conhecimento GTCC
Doutoramento Bolonha em Enfermagem - 1_Plano de Bolonha
Contextos
Grupo: 1_Plano de Bolonha > 3º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum > Optativas > 1º Ano > 24_opção do Doutoramento em Enfermagem (Bolonha)
Período:
Peso
10.0 (para cálculo da média)
Objectivos
a - Caracterizar o paradigma interpretativo de investigação; b - Explicar o background teórico e histórico da Grounded Theory (GT); c - Caracterizar estudos de caso situacionais com base em observação etnográfica; d - Distinguir estudo em GT e Estudo de Caso; e - Analisar a coerência entre os elementos de um estudo: questão de investigação e proposta metodológica/técnicas de recolha de dados, participantes inicias e amostragem teórica, construção de teoria e compreensão do fenómeno; f - Utilizar princípios e técnicas da etnografia e da GT: • Na condução de entrevista e de observação participante; • Na análise de dados – “pensar qualitativamente”, codificação e comparação constante g - Realizar entrevista orientada pelo método da GT h - Realizar codificação aberta de entrevista prévia; i - Criticar excertos de entrevistas e de trabalhos em GT.
Programa
1 - Caracterização do paradigma interpretativista da investigação científica 2 - Abordagem histórica (breve) sobre a GT; 3 - O Estudo de caso situacional e a observação participante. 4 - O método da GT - Princípios, técnicas e etapas: • Amostra inicial • O processo de recolha e análise de dados: Entrevista Observação participante • Codificar e níveis de codificação • Método das comparações constantes • Paradigma da GT • Construir memos e diagramas • Amostragem e saturação teóricas • A construção de explicação teórica; 5 - Questões de qualidade e rigor em investigação qualitativa e em GT 6 - Ética e investigação: particularidades em torno da GT e do estudo de caso situacional; 7 - Avaliação do processo e do produto da investigação.
Métodos de ensino e avaliação
Método expositivo (ME); utilização de técnicas ativas (TA) (para treino de técnicas e resolução de exercícios e discussão em grupo). Trabalho individual (TI) (HTA) orientado pelo formador e documentado pelo formando. Avaliação Contínua. Instrumentos: i) Participação em sala de aula e ii) trabalho individual: apresentação oral e apresentação escrita.