Sumários

Terapêutica molecular dirigida para patologias causadas por ganho de função

29 Maio 2017, 10:00 Margarida Henriques da Gama Carvalho

Abordagem geral à terapêutica molecular de doenças de ganho de função. O exemplo do cancro: activação anormal de vias de sinalização celular. Vias de sinalização intracelulares e cinases de proteínas: da estrutura à inibição de função. Terapêutica molecular de design racional: a translocação BCR-Abelson na origem da leucemia mielóide crónica e o design do Gleevec/Imatinib. As vias de sinalização do cancro como alvos de uma nova geração de anticorpos terapêuticos: do Herceptin ao Avastin. A heterogeneidade genética do cancro como entrave ao desenvolvimento de novas terapias moleculares. O mRNA celular e os perfis de expressão génica como "retrato" da atividade celular. Estudo de perfis de expressão génica: conceitos básicos e aplicações. A classificação de amostras e perfis de expressão génica como base da identificação molecular de subtipos tumorais e estabelecimento de medidas robustas de prognóstico. Utilização dos perfis de expressão génica como base de identificação de novos alvos terapêuticos no cancro.


Aula final

26 Maio 2017, 11:30 Margarida Henriques da Gama Carvalho

Conclusão do semestre. Dúvidas. Resultados da avaliação contínua e informações para o exame.


Aula Final

26 Maio 2017, 09:30 Margarida Henriques da Gama Carvalho

Conclusão do semestre. Resultados das avaliações, dúvidas e informações referentes ao exame.


Terapia Génica

23 Maio 2017, 10:00 Margarida Henriques da Gama Carvalho

Definição e conceitos básicos. Terapia génica lato sensu: terapêutica com oligonucleótidos. Aprovação do Spinraza/nursinen para tratamento da atrofia muscular espinal. A terapia génica como aplicação médica da engenharia genética/tecnologia do DNA recombinante. Modificação genética de células eucarióticas em cultura. Dificuldades na implementação da terapia génica: administração, persistência, actividade e resposta imunitária. O vector - funções, tipos principais e vantagens relativas.  Duas abordagens à terapia génica: ex vivo e in vivo. Breve história da terapia génica: exemplos de sucesso e desaires. O caso da SCID. O presente e futuro da terapia génica: edição do DNA mediada por endonucleases "zinc finger" e o sistema CRISPR/CAS.


A investigação em Biologia Molecular.

23 Maio 2017, 08:30 Margarida Henriques da Gama Carvalho

A investigação em Biologia Molecular. Visita aos laboratórios de investigação do Grupo de Expressão Génica e Regulação do BioISI. Principais equipamentos e demonstração de técnicas laboratoriais.