Sumários
Produção de proteínas recombinantes para fins terapêuticos
22 Maio 2017, 10:00 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
Classificação funcional das doenças genéticas humanas: perda de função e ganho de função. Exemplos, hereditariedade e implicações terapêuticas. Aplicação da Biologia Molecular no tratamento de doenças genéticas humanas - abordagens conceptuais. Terapia de substituição e terapia génica. Administração de proteínas como terapêutica para o tratamento de deficiências em proteínas da via de secreção. Isolamento de proteínas terapêuticas a partir de fontes naturais: exemplos e problemas. Perspectiva histórica do desenvolvimento da Engenharia Genética: da descoberta das enzimas de restrição à criação de plasmídeos recombinantes. Produção de proteínas terapêuticas por via recombinante: princípios básicos. As bactérias como fábricas de produção. Limitações da utilização de bactérias na produção de proteínas recombinantes: origens e soluções. Proteínas processadas e modificações pós-traducionais – estratégias para produção recombinante. Purificação de proteínas recombinantes. Exemplo de aplicação: terapêutica de substituição enzimática para doenças lisossomais: princípios e modo de acção.
A investigação em Biologia Molecular.
19 Maio 2017, 11:30 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
A investigação em Biologia Molecular. Visita aos laboratórios de investigação do Grupo de Expressão Génica e Regulação do BioISI. Principais equipamentos e demonstração de técnicas laboratoriais.
A investigação em Biologia Molecular
19 Maio 2017, 09:30 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
A investigação em Biologia Molecular. Visita aos laboratórios do Grupo de Expressão Génica e Regulação do BioISI. Principais equipamentos e demonstração de métodos laboratoriais.
Epigenética
16 Maio 2017, 10:00 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
Demonstração da origem clonal dos tumores e o mosaicismo somático resultante da inactivação do cromossoma X. Mecanismos de inactivação do cromossoma X e vantagens biológicas deste processo. Informação epigenética e sua transmissão. Papel da epigenética nas diferenças fenotípicas entre gêmeos verdadeiros. Desigualdade epigenética dos genomas paternos e maternos: imprinting. Imprinting, expressão monoalélica e susceptibilidade a doenças genéticas. Mecanismos de estabelecimento de imprinting e sua modulação durante o desenvolvimento do organismo e dos gâmetas.
Not Taught.
16 Maio 2017, 08:30 • Margarida Henriques da Gama Carvalho
Compensação da tolerância de ponto de 12 de Maio para os alunos de terça-feira.